X
Menu

Falta de Libido

Insatisfação Sexual

Falta de Libido

Os tópicos relacionados a sexo são sempre os mesmos. E as queixas também: impotência, falta de libido, falta de interesse pelo companheiro depois de uma gestação, menopausa, baixa autoestima, tabus e crenças vindos às vezes de uma infância rígida, timidez, falta de conhecimento etc. Sem contar com um agravante muito sério: o estresse, principalmente o mental.

Agora, o que mais tenho notado nas pessoas que me procuram é que, devido à carência afetiva, acabam buscando suprir no sexo o que não existe em suas próprias vidas. O prazer do compartilhar com o outro, o tocar, o abraçar, o olhar, o êxtase total de viver momentos íntimos e a harmonia parecem não existir.

Na prática, sabe-se muito pouco sobre sexo. Alguns mal conhecem o próprio corpo, outros não se permitem relaxar. Em alguns momentos, a rigidez parece tomar conta de cada pedacinho de nossos músculos e, então, ao tocar o outro, o nível de presença e magnitude perde toda a força.

Quando isso acontece, a relação sexual não passa de uma simples descarga de tensão nervosa e pouco se sente, pois é rápido demais. O orgasmo em si dura poucos segundos. E para muitas mulheres, nem chega a durar alguns segundos, pois o envolvimento e o relaxamento não foram suficientemente alcançados para que brotasse o prazer. Daí passa a surgir a insatisfação com o parceiro, e quanto mais insatisfeito com a falta de libido, de sexo, mais insatisfeito consigo mesmo e vice-versa. Será que o comprometimento não é seu também? Pensando nisso, quero convidar você a entregar-se ao seu corpo e resgatar a sua capacidade de ser feliz.

Eva Ramalho, Psicanalista e Reiki Master.
Especialista em relacionamentos, desbloqueio da sexualidade, vaginismo, Reiki e cursos diversos.
Atendimento individual e casal com hora marcada.
Telefones: (11) 3885-7147 ou 99146-4022 (também por WhatsApp). Consultório próximo ao metrô Paraíso.